quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Justiça



Este é o meu cantinho de estudo... Um lugar onde aprendi a ler, escrever, refletir e criticar. Essa é a minha paixão, Livros. É nos livros que vejo o meu mundo, o mundo onde vivo e viajo.
Meu sonho era ser Bióloga, mas por destino da vida acabei seguindo a área do Direito, e não me arrependo. Pelo contrário, sou muito feliz por ter feito a escolha certa.
Quem me conhece, sabe muito bem o tipo de pessoa que sou: Crítica. Foi assim que cresci mais e mais no curso de Direito e aprendi a amar o Direito Penal e a Criminologia. No momento estou especializando em Criminologia Crítica e Ciências Penais; estou aprendendo a ser mais justa (e crítica) e ver o mundo dos dois lados.
O mundo só vai mudar de rumo o dia que cada um fizer a sua parte; o dia que cada pessoa parar de esperar uma ação alheia para só então fazer a sua. Eu, luto pelo meu objetivo e procuro ser justa, fazer Justiça.
Muitas pessoas ainda não sabem o significado da "Deusa da Justiça", farei um breve relato a respeito.
Existem duas posições, a primeira é que na mitologia grega, a deusa da justiça é Thémis, filha de Urano (céu) e de Gaia (Terra), além de ser esposa de Zeus o deus supremo. Mas, a figura feminina que aparece de olhos vendados e que representa a Justiça é Diké, filha de Zeus e de Thémis. Thémis é criadora dos ritos, das leis e dos oráculos. Os oráculos dados por ela, não profetizavam só o futuro, mas eram ainda, mandamentos das leis da natureza às quais os homens deveriam obedecer.
A Deusa nos fala de uma ordem e de uma lei natural que precedem as noções culturalmente condicionadas da organização e das regras derivadas das necessidades de uma sociedade. Diké
é a deusa grega dos julgamentos e da justiça vingadora das violações da lei.
A venda que cobre os olhos simboliza a imparcialidade da justiça e a igualdade dos direitos, a justiça deve ser cega, no sentido de não discriminar as pessoas pela cor, classe social, religião, opção sexual. Desejo de nivelar o tratamento de todos por igual, sem distinção.
Já a espada simboliza a força, prudência, ordem, regra. O juiz tenta o acordo, respeita a vontade das partes (quando necessário), ele faz o julgamento de acordo com o que ele achar mais justo para o caso em concreto. Assim, sua decisão deve ser cumprida pelas partes independente de vontade. Pois, se não houvesse a força da espada, o judiciário perderia a credibilidade.
Por fim, o símbolo da balança, que significa a equidade, equilíbrio, a ponderação, ser justo nas decisões e na aplicação da lei. Mesmo que o juiz seja autorizado a decidir pelas partes, ele deve decidir no sentido de dar justo a cada um, sem extrapolar. Deve dar o Direito e o dever na dose certa.

No mundo em que vivemos, pode-se dizer que há Justiça? Será que a Deusa da Justiça é um mero símbolo?
Pare, pense, reflita e faça sua propria crítica...

2 comentários:

  1. Tamy, conte comigo aqui, pra ler, opinar, acompanhar! :D Vá em frente... Um beijo, minha adEvogada, rs

    ResponderExcluir
  2. amey o texto.. amey o título e a frase de descrição! \o/ Seguindo firme e forte nesse propósito de manter as pessoas informadas, manter nosso cantinho para desabafo e manter nossas opiniões acima de tudo! :D Beijos flor!

    ResponderExcluir